O Largo do Arneiro, na Golegã, recebeu esta sexta-feira, a cerimónia de inauguração da Feira Nacional do Cavalo – Feira da Golegã, que este ano bateu o recorde de conjuntos inscritos para participar naquele que é um dos maiores certames mundiais dedicado aos cavalos.
De acordo com a organização, estão inscritos 2.292 cavalos e 325 atrelagens, números que surpreenderam o Presidente da Câmara Municipal da Golegã, António Carlos Camilo, que referiu eu “é sempre difícil bater este recorde”, dadas as dimensões que o certame já alcançou, mas que estes números “são uma muito boa notícia”, pois refletem que “as coisas estão a crescer”.
“Estamos no bom caminho”, salientou o autarca, que apontou já a um novo recorde de inscritos no próximo ano.
Para o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que marcou presença na visita oficial ao evento, esta Feira simboliza “o encontro de portugueses numa vila tão castiça, no seio do Coração do Ribatejo, onde grande parte do ano se desenvolve muito daquilo que é a agricultura pujante de Portugal”.
Considerando o Cavalo Lusitano como um dos “expoentes máximos” das raças autóctones portuguesas, João Moura enalteceu o cariz internacional do certame, parabenizando o Município da Golegã pelo trabalho desenvolvido, “estão a dar nobreza não só aos goleganenses, mas todos quantos aqui nos visitam”, afirmou.
Presente na abertura do certame esteve o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Ribatejo e Alentejo, José Manuel Santos, que destacou a importância do certame para o turismo da região, reconhecendo a Golegã como um dos motores turísticos do Ribatejo.
No final, os autarcas e convidados realizaram uma visita pelos stands e coudeleiros que estão no Largo do Arneiro.