É a notícia mais impactante do que levamos do ainda recente ano 2026.
Nicolas Maduro foi capturado na Venezuela pelas tropas norte-americanas, sendo sujeito a julgamento nos Estados Unidos da América.
A detenção em modo reality show bem à moda dos americanos, deixou em liberdade todos os venezuelanos afetos a um regime ditatorial, abrindo no entanto discussão acesa sobretudo por tudo ter sido feito à margem do direito internacional.
A tauromaquia venezuelana vive assim e a partir de agora, dias de autentica incerteza, num país que vivia já longe do seu máximo esplendor no que à Festa Brava concerne. Quais serão as políticas adoptadas pela governação interina de Trump? Continuarão em marcha os espectáculos agendados? Relembramos que no fim deste mês, Janeiro, estavam programadas as Feiras de San Cristóbal e Mérida, esta última em Fevereiro. Os nomes de peso anunciados, como por exemplo Colombo, Olga Casado, Tomás Rufo ou Emílio de Justo esperam agora, saber como tudo se vai desenrolar, num país em que deve imperar a cautela face a tudo, todos e a todas as manifestações quer culturais em particular e sociais, em geral.
Foto: D.R.

