Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Quatro corridas e um festival na temporada do Montijo

Quatro corridas e um festival na temporada do Montijo

0
By Redação on 23 de Janeiro, 2026 Destaques, Noticias
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

A Temporada Taurina de 2026 na Monumental Amadeu Augusto dos Santos, no Montijo, foi oficialmente anunciada e apresenta-se como um ciclo estruturado, exigente e profundamente ligado à identidade taurina da cidade. Sob a responsabilidade do empresário José Maria Charraz, a programação assume como linhas orientadoras a qualidade dos espetáculos, o respeito pela história da praça e a valorização dos seus protagonistas.

Em comunicado, a empresa responsável sublinha que esta temporada “foi pensada ao detalhe, profundamente enraizada na identidade taurina da cidade e orientada por uma visão exigente de qualidade, continuidade e respeito pela história da praça”, reafirmando ainda “um compromisso claro com a dignificação do espetáculo e o reforço do papel do Montijo no panorama taurino nacional”.

A abertura da temporada acontece no sábado, dia 21 de fevereiro, com o Festival Taurino de Beneficência a favor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo. Segundo o comunicado, esta data assume um simbolismo especial, uma vez que “representa a ligação histórica e indissociável entre a Festa Brava e a sua dimensão solidária”, num momento em que a tauromaquia “se coloca ao serviço da comunidade, sem abdicar da exigência artística e do rigor”.

No sábado, dia 16 de maio, a Monumental recebe a Tradicional Corrida de Toiros integrada na Feira do Porco 2026, uma das mais emblemáticas do calendário local. A organização destaca tratar-se de “uma corrida que faz parte da memória coletiva da cidade”, onde “a festa popular e a festa brava caminham lado a lado”, afirmando-se como um dos pontos altos da temporada.

O mês de junho será marcado pelas Festas de São Pedro, com a realização de duas Corridas de Toiros nos dias 26 e 28. Estas datas, refere o comunicado, são historicamente sinónimo de praça cheia e grande emoção, colocando a Monumental “no centro das atenções, num período em que o Montijo vive intensamente a sua cultura, as suas tradições e a sua paixão taurina”.

Setembro traz uma das principais novidades da temporada, com a realização da Primeira Feira Taurina Montijense, nos dias 25, 26 e 27. Esta iniciativa pretende afirmar-se como uma aposta abrangente na promoção da cultura taurina, integrando espetáculos, gastronomia, arte taurina e convívio. A empresa salienta que a feira se assume como “um verdadeiro ponto de encontro para aficionados, tertúlias, famílias e todos aqueles que vivem a tauromaquia como património cultural”. Integrada neste certame, regressa no domingo, dia 27, a Corrida das Tertúlias Tauromáquicas do Montijo, recuperando “um dos momentos mais simbólicos da vivência taurina local” e reforçando o papel do associativismo na dinâmica da praça.

A encerrar, o comunicado refere que a Temporada Taurina de 2026 foi desenhada “com profundo respeito pelos valores do passado e pela história da Monumental do Montijo”, mas também com uma visão clara de futuro, onde a qualidade e a centralidade do público assumem um papel prioritário. O Montijo prepara-se, assim, para viver “um ano taurino intenso, emotivo e estruturante”, reafirmando a Monumental Amadeu Augusto dos Santos como uma referência incontornável da tauromaquia portuguesa.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

João d’Alva sem sorte em Villaseca de la Sagra

10 de Setembro, 2026

Exposição assinala 45 anos da alternativa de Victor Mendes em Vila Franca

10 de Setembro, 2026

Eh Toiro’26 leva quatro dias de cultura tauromáquica, música e gastronomia à Chamusca

9 de Setembro, 2026

Arena de Évora recebe investimento de 433,7 mil euros para melhorar acústica e sistema de som

9 de Setembro, 2026

Todos a ombros em Don Benito

8 de Setembro, 2026

António dos Santos mostra na Golegã a arte que vai para além da tauromaquia (com Fotos)

8 de Setembro, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

João d’Alva sem sorte em Villaseca de la Sagra

10 de Setembro, 2026

Exposição assinala 45 anos da alternativa de Victor Mendes em Vila Franca

10 de Setembro, 2026

Eh Toiro’26 leva quatro dias de cultura tauromáquica, música e gastronomia à Chamusca

9 de Setembro, 2026

Arena de Évora recebe investimento de 433,7 mil euros para melhorar acústica e sistema de som

9 de Setembro, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.