Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Praça de Touros da Azaruja vai dar lugar a centro cultural sem tauromaquia

Praça de Touros da Azaruja vai dar lugar a centro cultural sem tauromaquia

0
By João Dinis on 7 de Maio, 2026 Destaques, Noticias
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

A antiga Praça de Touros da Azaruja, no concelho de Évora, vai ser reconvertida num novo espaço dedicado à cultura contemporânea, sem qualquer componente ligada à tauromaquia. O futuro Centro Artístico e Cultural Zaratan, Arena representa um investimento global de 600 mil euros, apoiado por fundos europeus através do Programa Crescer com o Turismo, com um incentivo de 400 mil euros atribuído pelo Turismo de Portugal.

A assinatura do contrato de financiamento decorreu na semana passada, em Évora, durante uma sessão promovida pelo Turismo de Portugal, realizada na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. A cerimónia contou com a presença do ministro da Economia e Coesão Territorial, Castro Almeida, e do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.

Promovido pela Zaratan — Associação Cultural, o projeto prevê a reabilitação de um imóvel classificado de interesse patrimonial, transformando a antiga praça de touros num espaço dedicado à criação, produção e fruição cultural. A futura programação incluirá exposições, concertos, cinema, performances, residências artísticas, oficinas e iniciativas de mediação comunitária.

O projeto sublinha, de forma assumida, o abandono da utilização tauromáquica do espaço, apostando antes numa lógica de valorização patrimonial e de descentralização cultural, orientada para novas dinâmicas artísticas e turísticas no interior do país.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Évora destacou a importância estratégica deste tipo de investimentos para o território, considerando que os apoios europeus permitem reforçar a valorização do património cultural e natural, qualificar a oferta turística e criar experiências sustentáveis capazes de dinamizar as economias locais, sobretudo em regiões de baixa densidade.

Criado pela Portaria n.º 50/2025/1, de 20 de fevereiro, o Programa Crescer com o Turismo pretende promover o desenvolvimento sustentável dos territórios, apostando na responsabilidade social e ambiental, na inovação e na valorização dos recursos turísticos, consolidando o turismo como motor de coesão social e crescimento económico.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Jet d’Ouro – No 10 de junho em Santarém

13 de Junho, 2026

Alcácer com cartel rematado para 28 de Junho

13 de Junho, 2026

Assunção Coimbra, toiros de Ribeiro Telles e João Telles marcam presença portuguesa em Íscar

13 de Junho, 2026

Toiros Romão Tenório e Aposento da Moita em Baiona (cartéis)

13 de Junho, 2026

Marco Pérez com Porta Grande em Salamanca

12 de Junho, 2026

Inscrições para visita aos toiros da Festa do Colete Encarnado abrem a 16 de junho

12 de Junho, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

Jet d’Ouro – No 10 de junho em Santarém

13 de Junho, 2026

Alcácer com cartel rematado para 28 de Junho

13 de Junho, 2026

Assunção Coimbra, toiros de Ribeiro Telles e João Telles marcam presença portuguesa em Íscar

13 de Junho, 2026

Toiros Romão Tenório e Aposento da Moita em Baiona (cartéis)

13 de Junho, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.