Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Entrada de Toiros marca a Quinta-feira de Ascensão na Chamusca

Entrada de Toiros marca a Quinta-feira de Ascensão na Chamusca

0
By Redação on 13 de Maio, 2026 Destaques, Noticias
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

A vila da Chamusca prepara-se para receber milhares de visitantes na Quinta-feira de Ascensão, dia maior da Semana da Ascensão, marcado pela emblemática Entrada de Toiros e por um vasto programa de celebrações religiosas, culturais e taurinas.

As festividades começaram esta quarta-feira com um dia inteiramente dedicado à Juventude, que levou cerca de 500 crianças do ensino pré-escolar e básico do concelho ao centro da animação. Ao longo do dia, os mais novos participaram em diversas atividades promovidas pelo Município, entre espetáculos, passeios de charrete, workshops taurinos, insufláveis e jogos dinamizados pela Resitejo.

Durante a manhã, as crianças assistiram ao espetáculo “O Reino das 4 Estações”, conviveram com ranchos e grupos etnográficos do concelho e terminaram as atividades com um almoço piquenique no Parque Municipal.

O ponto alto da festa chega amanhã, Quinta-feira de Ascensão, dia dedicado à União de Freguesias da Chamusca e do Pinheiro Grande. A tradicional Entrada de Toiros volta a percorrer a principal artéria da vila, desde o Areal até à centenária Praça de Toiros da Chamusca, recriando uma tradição secular profundamente ligada à identidade ribatejana.

A celebração recorda os tempos em que os toiros bravos eram conduzidos das ganadarias e da charneca para a vila, quer para as corridas, quer para os trabalhos agrícolas. A ligação da Chamusca à tauromaquia remonta ao século XVII, sendo uma das tradições mais marcantes da região.

O programa arranca às 08h00 com a tradicional Apanha da Espiga nos campos do concelho. Pelas 10h00 realiza-se a Celebração Religiosa da Bênção dos Bens da Terra e dos Animais, junto à Igreja Matriz, seguindo-se, às 11h00, o cortejo tradicional pela avenida principal da vila.

Ao meio-dia terá lugar a aguardada Entrada de Toiros, um dos momentos mais emblemáticos da Semana da Ascensão, vivido com entusiasmo por aficionados e visitantes, num ambiente de festa, reencontros e animação popular.

Durante a tarde, a centenária Praça de Toiros da Chamusca recebe, às 18h00, a tradicional Corrida de Toiros. Em praça estarão os cavaleiros João Salgueiro da Costa, Tristão Ribeiro Telles e Vasco Veiga, que lidarão seis toiros da ganadaria Oliveiras Irmãos.

As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, num espetáculo que promete momentos de coragem e grande emoção.

A animação musical será outro dos destaques da noite. O palco principal recebe a fadista Raquel Tavares, uma das vozes mais reconhecidas do fado contemporâneo. No Palco Tradição atuarão o Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Pinheiro Grande. Já o Palco Juventude contará com atuações da banda Porque Sí e do DJ Pedro D’Orey.

A presença da Banda da Carregueira irá reforçar o ambiente festivo e solene de um dos dias mais aguardados do calendário ribatejano, onde tradição, cultura e identidade voltam a marcar encontro na Chamusca.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Rápido e limpo o primeiro encierro do San Fermín 2026

7 de Julho, 2026

Guillermo e Armendáriz a ombros em Pamplona

6 de Julho, 2026

Vila Franca e um je ne sais quoi…

6 de Julho, 2026

Mario Vilau a ombros no primeiro festejo de San Fermín

5 de Julho, 2026

Homenagem a Vitor Barrio em Teruel dá empate a uma orelha

5 de Julho, 2026

Campinos homenageiam Francisco Honrado no Colete Encarnado em Vila Franca de Xira

4 de Julho, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

Rápido e limpo o primeiro encierro do San Fermín 2026

7 de Julho, 2026

Guillermo e Armendáriz a ombros em Pamplona

6 de Julho, 2026

Vila Franca e um je ne sais quoi…

6 de Julho, 2026

Mario Vilau a ombros no primeiro festejo de San Fermín

5 de Julho, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.