Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » PAN quer suspensão imediata de touradas e largadas enquanto persistirem temperaturas extremas

PAN quer suspensão imediata de touradas e largadas enquanto persistirem temperaturas extremas

0
By Redação on 3 de Julho, 2026 Destaques, Noticias
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

O PAN apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo a suspensão imediata de touradas, largadas de touros, vacadas e outros eventos tauromáquicos enquanto persistirem avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera relativos a temperaturas extremas no país.

A iniciativa, assinada pela deputada Inês de Sousa Real e datada de 2 de julho de 2026, surge na sequência da onda de calor que afeta Portugal continental, com o IPMA a colocar grande parte do território sob avisos meteorológicos de nível vermelho e laranja, devido à persistência de temperaturas muito elevadas, que poderão atingir os 43 graus em algumas regiões.

Na exposição de motivos, o PAN defende que, perante um cenário em que o Governo e várias entidades públicas têm adotado medidas extraordinárias para proteger a população, não se compreende que continuem a realizar se eventos que implicam “o transporte, o confinamento, o maneio e a utilização de animais sujeitos a esforços físicos intensos sob temperaturas extremas”.

O partido aponta, entre os exemplos, as largadas de touros previstas para os próximos dias em Vila Franca de Xira, no âmbito do Colete Encarnado, bem como corridas de touros, vacadas e outros espetáculos com animais agendados em diferentes pontos do país por ocasião das festas de verão.

Segundo o PAN, a realização destes eventos expõe os animais a um risco acrescido de “stress, desidratação, exaustão e sofrimento evitável”, desde o transporte e operações de carga e descarga até à permanência em currais, mangas de contenção e utilização nos espetáculos.

A deputada Inês de Sousa Real sustenta que esta realidade assume particular gravidade num período em que as autoridades apelam à limitação de atividades físicas e da exposição ao calor por razões de saúde pública. Para o PAN, se o Estado reconhece que as atuais condições justificam a adaptação ou suspensão de atividades para proteger a população, deve assegurar também proteção aos animais utilizados em eventos de entretenimento.

O projeto de resolução invoca ainda o Regulamento europeu relativo à proteção dos animais durante o transporte, recordando que nenhum animal pode ser transportado em condições suscetíveis de lhe causar lesões ou sofrimento desnecessário. O partido sublinha que estes princípios ganham especial relevância durante episódios de temperaturas extremas, em que a deslocação e utilização de animais representa um risco acrescido para a sua saúde.

Além da proteção animal, o PAN alerta para os riscos para participantes e espectadores nas largadas de touros, lembrando que estes eventos continuam a registar acidentes graves e, em alguns casos, mortais. O partido refere situações ocorridas em localidades como Moita, Azambuja, Alcochete, Vila Franca de Xira, Coruche e Samora Correia.

Na iniciativa parlamentar é ainda recordado que, este ano, durante a Feira de Maio da Azambuja, ficaram feridas quatro pessoas com gravidade, num total de 41 ocorrências relacionadas com colhidas, quedas de tronqueiras, traumatismos, intoxicações alcoólicas e doenças súbitas.

O PAN considera que a conjugação destes riscos com o atual contexto de calor extremo reforça a necessidade de medidas preventivas excecionais. A suspensão proposta é apresentada como uma “medida prudente, proporcional e coerente” com as restantes decisões adotadas pelas autoridades públicas para proteger pessoas e bens durante episódios meteorológicos extremos.

A recomendação ao Governo prevê que a suspensão seja determinada em articulação com os municípios e que abranja todos os eventos tauromáquicos em território nacional, independentemente de decorrerem em praças de touros permanentes, praças amovíveis ou na via pública.

O projeto defende também a revisão do regime jurídico aplicável, incluindo o Regulamento dos Espetáculos Tauromáquicos, para reforçar os critérios de segurança dos participantes e espectadores, as regras de proteção dos animais e os mecanismos de suspensão obrigatória destes eventos sempre que ocorram fenómenos meteorológicos extremos suscetíveis de colocar em risco a saúde pública, a segurança das pessoas ou a proteção animal.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Editorial de Julho – Pai – Respeito por amor…

14 de Julho, 2026

Agenda Taurina – Onde e quando pode ir aos touros em Portugal

13 de Julho, 2026

Corrida de 17 de Agosto em Samora Correia homenageará Manuel Braga

13 de Julho, 2026

Montijo com corrida de sete cavaleiros a 24 de Julho

12 de Julho, 2026

Seis cavaleiros a 1 de Agosto em Beja

12 de Julho, 2026

Talavante e Roca Rey a ombros em Estepona

12 de Julho, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

Editorial de Julho – Pai – Respeito por amor…

14 de Julho, 2026

Agenda Taurina – Onde e quando pode ir aos touros em Portugal

13 de Julho, 2026

Corrida de 17 de Agosto em Samora Correia homenageará Manuel Braga

13 de Julho, 2026

Montijo com corrida de sete cavaleiros a 24 de Julho

12 de Julho, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.