As escolas taurinas portuguesas vão participar na primeira edição da Liga Internacional de Escolas de Tauromaquia, uma nova competição promovida pela União Internacional de Escolas de Tauromaquia (UIET), que reunirá, entre julho e outubro, jovens alunos de Portugal e Espanha.
A competição contará, nesta edição inaugural, com a participação de 13 escolas taurinas, envolvendo um total de 65 alunos, que disputarão um conjunto de festejos em várias praças de toiros dos dois países. O vencedor será encontrado através de um sistema de liga, premiando a escola que obtiver a melhor pontuação ao longo de toda a competição, valorizando a regularidade das atuações.
Portugal estará representado pela Escola Taurina José Falcão, de Vila Franca de Xira, e pela Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, que integrarão um lote de participantes maioritariamente composto por escolas espanholas.
Os festejos decorrerão em várias localidades de Espanha e Portugal, incluindo Vila Franca de Xira e Moita, além de cidades como Marbella, Écija, Motril, Albacete, Guadalajara, Linares e Requena.
Mais do que uma competição, a Liga Internacional pretende afirmar-se como um espaço de formação e intercâmbio entre jovens praticantes da tauromaquia, promovendo o desenvolvimento técnico dos alunos, o fortalecimento das relações entre escolas e a partilha de experiências entre diferentes realidades taurinas.
Segundo a União Internacional de Escolas de Tauromaquia, esta primeira edição constitui o arranque de um projeto com vocação internacional, estando já prevista, em futuras edições, a integração de escolas provenientes de França e do México.
