Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Palha Blanco celebra 125 anos com passo decisivo para criação do Museu da Cultura Tauromáquica

Palha Blanco celebra 125 anos com passo decisivo para criação do Museu da Cultura Tauromáquica

0
By Redação on 2 de Outubro, 2026 Destaques, Noticias
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

A Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, assinalou, no dia 30 de setembro, 125 anos de existência, numa cerimónia marcada pelo anúncio de um novo passo para a criação do futuro Museu da Cultura Tauromáquica.

As comemorações incluíram o descerramento de uma placa evocativa e a assinatura de um novo contrato de locação entre a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, proprietária do edifício, e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O acordo sucede ao anterior, estabelecido há dez anos, e reforça a intenção das duas entidades de avançarem com a criação do espaço museológico.

“Assinamos hoje um contrato com uma visão mais alargada do futuro. Deixámos muito claro neste documento que vamos caminhar juntos para a concretização do Museu da Cultura Tauromáquica na Palha Blanco”, afirmou o provedor da Misericórdia de Vila Franca de Xira, Armando Jorge de Carvalho.

O responsável destacou também a importância histórica da Palha Blanco, construída sob a visão do seu mentor e projetada pelo arquiteto Manuel Ferreira dos Santos. Recordou ainda que a praça foi erguida em apenas quatro meses e que nasceu com uma forte dimensão social, associada ao apoio à comunidade.

Ao longo de mais de um século, a Palha Blanco afirmou se como um dos edifícios mais emblemáticos de Vila Franca de Xira, mantendo uma ligação profunda à identidade cultural do concelho e à tradição tauromáquica.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira sublinhou a importância de preservar este património e, simultaneamente, preparar o seu futuro.

“Há instituições, há edifícios, há obras que ultrapassam o tempo humano, perduram e transformam se em verdadeiros patrimónios”, afirmou o autarca, acrescentando que é necessário perceber “para onde queremos ir” e “que caminho queremos dar a este património”, sem que perca uma das suas características fundamentais.

O presidente da Câmara considerou ainda que o novo protocolo representa “mais um passo para criar as condições para podermos, todos juntos, criar o Museu da Cultura Tauromáquica”.

As comemorações dos 125 anos ficaram também marcadas pela entrega da partitura do pasodoble “Palha Blanco 125 Anos”, da autoria de Vasco Alexandre Valente. A obra foi entregue pelo presidente do Ateneu Vilafranquense ao provedor da Misericórdia.

Armando Jorge de Carvalho classificou a composição como “uma oferta a todos os vilafranquenses”, considerando que a nova obra contribui para enriquecer o património musical e cultural de Vila Franca de Xira.

Com a assinatura do novo acordo entre a autarquia e a Misericórdia, a Palha Blanco entra agora numa nova fase, com a criação do Museu da Cultura Tauromáquica assumida como um dos principais objetivos para valorizar e preservar este património histórico.

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegram Reddit Email

Artigos Relacionados

Corrida de rejoneo de Zafra poderá ser vista no Canal Extremadura

1 de Outubro, 2026

Forcado de Évora morre aos 39 anos vítima de acidente de viação

30 de Setembro, 2026

Vila Franca de Xira espera mais de 70 mil visitantes na Feira de Outubro e Salão de Artesanato

30 de Setembro, 2026

João d’Alva anuncia retirada das arenas

30 de Setembro, 2026

Opinião D’Ouro – Prémios para que te quero…

29 de Setembro, 2026

Os resultados de João D’Alva em Guadarrama

29 de Setembro, 2026
Pesquisa
Mais recentes...

Palha Blanco celebra 125 anos com passo decisivo para criação do Museu da Cultura Tauromáquica

2 de Outubro, 2026

Corrida de rejoneo de Zafra poderá ser vista no Canal Extremadura

1 de Outubro, 2026

Forcado de Évora morre aos 39 anos vítima de acidente de viação

30 de Setembro, 2026

Vila Franca de Xira espera mais de 70 mil visitantes na Feira de Outubro e Salão de Artesanato

30 de Setembro, 2026
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2026 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.