8º Touro – Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ (Assunção Coimbra – 495 quilos)
Esteve bem ao receber o oponente com uma larga afarolada de joelhos em terra. Depois veronicas e uma faena completa tendo por diante um toiro que não complicou e que antes, contribuiu para o labor do espada moitense. Bem nas séries de derechazos e naturais, bem como nas mudanças de mão.
Faena brindada ao público e ao som de música.
Este toiro foi bem bandarilhado por Tiago Santos.
Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ – Volta
7º Touro – Manuel Dias Gomes (Calejo Pires – 505 quilos)
Manuel Dias Gomes lidou o segundo toiro do seu lote, desta feita da ganadaria de Calejo Pires, não tendo grandes opções frente a um astado que desde o início da função exibiu pouca vontade de se entregar à “luta”. De capote cumpriu.
Gomes vestiu branco e prata.
Nota: O toiro foi bandarilhado com efectividade e solvência por Cláudio Miguel e Sérgio Nunes.
Manuel Dias Gomes – Volta não autorizada
6º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Canas Vigouroux – 555 quilos)
Luís Rouxinol voltou a receber o segundo toiro à porta gaiola, numa tentativa de ‘colocar a carne no assador’. Toureiro lutador, com raça e a querer muito… actuação cumpridora, a lidar e a “lutar” constantemente, deixando a ferragem da ordem com correcção. Toiro bravo, premiado com volta à arena, pelo bom jogo dado.
Luís Rouxinol Júnior – Volta
4ª Pega – GFA Vila Franca – Rodrigo Andrade
A segunda pega do lote destinado à formação de Vila Franca foi consumada à primeira tentativa por Rodrigo Andrade.
Rodrigo Andrade – Volta
Ganadeiro – Volta
5º Touro – Miguel Moura (Canas Vigouroux – 530 quilos)
Miguel Moura lidou o terceiro Canas Vigouroux da calorosa tarde. O primeiro comprido foi cravado numa limpa e poderosa sorte de gaiola, com o toiro a fazer um ‘parón’ diante da montada do toureiro alentejano. Bem nesta fase da lide, bem como na fase de curtos em que Miguel, deixou a maioria da ferragem da praxe com o seu cavalo estrela, mas sem que o toiro se empregasse por muito tempo nos remates vistosos que gosta de interpretar, ainda assim, boa exibição, premiada com música.
Miguel Moura – Volta
3ª Pega – GFA Évora – José Maria Passanha
A derradeira pega destinada aos Amadores de Évora, foi consumada por José Maria Passanha, à terceira tentativa.
José Maria Passanha – Volta
4º Touro – Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ (Calejo Pires – 460 quilos)
Vestindo vermelho e ouro, entrou na arena para a lide do primeiro, o matador de toiros Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’. A sua faena de muleta foi de bom nível artístico, com o toiro a deixar-se sem complicar, proporcionando a Cuqui bonitas séries pela esquerda, as mais destacadas do seu labor. De capote passou mais discreto, havendo ainda assim duas veronicas de pés bem juntos, de bonito efeito.
Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ brindou ao antigo bandarilheiro vilafranquense, David Antunes.
Nota: Joaquim Oliveira e Miguel Batista saudaram montera em mão pelos bons pares deixados ao toiro de Calejo Pires.
Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ – Volta
3º Touro – Manuel Dias Gomes (Assunção Coimbra – 465 quilos)
Importante saludo capotero aquele que foi protagonizado por Manuel Dias Gomes frente ao primeiro toiro do seu lote. Veronicas e meia a terminar com expressão digna de registo. No que à faena concerne, brindada ao público, Gomes fez o que pode e não foi pouco, perante um toiro com vontade mas escassez de transmissão. Começou de forma bonita e muita quietude, sendo que deu sequência ao seu labor com tandas por ambos os pitons, rematadas na sua maioria com passes de peito. Exibição com música e aplaudida pelo conclave.
Nota: Este toiro foi bandarilhado por Sérgio Nunes, com solvência, mas de forma brilhante por João Pedro “Açoreano”, saudando montera em mão.
Manuel Dias Gomes – Volta
2º Touro – Luís Rouxinol Júnior (Canas Vigouroux – 545 quilos)
Toiro com mobilidade e a cumprir, permitindo a Luís Rouxinol Júnior mostrar o seu poderio lidador. Bem a receber o oponente de Canas Vigouroux à porta gaiola, numa excelente recepção a abrir a função, pautada por dois compridos e uma série de curtos que na sua maioria resultaram de boas reuniões, saindo o toureiro a rematar as sortes.
Luís Rouxinol Júnior – Volta
2ª Pega – GFA Vila Franca – Guilherme Dotti
A Guilherme Dotti coube efectivar a primeira pega da tarde destinada às jaquetas de ramagens de Vila Franca, fazendo-o à primeira tentativa.
Guilherme Dotti – Volta
1º Touro – Miguel Moura (Canas Vigouroux – 595 quilos)
Aquando da sua saída à arena foi ovacionado pelo trapio, mas não foi potável o primeiro Canas Vigouroux da tarde. Miguel Moura esteve encarregue da sua lide, tendo-o feito da melhor forma possível, sendo autor de uma actuação limpa, sem toques, com reuniões correctíssimas, ladeios a rematar as sortes e tudo isto, sem música, numa “versão” completamente injusta da Direcção de Corrida. Terminou com uma rosa, de muito bom nível, uma função de mérito.
Miguel Moura – Volta
1ª Pega – GFA Évora – Carlos Sousa
A primeira pega da tarde, a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, foi efectivada ao terceiro intento, por Carlos Sousa.
Carlos Sousa – Volta
Cortesias
Primeira de três corridas em Vila Franca, naquela que é a sua Feira Taurina de Outubro 2023.
A Praça de Touros Palha Blanco, voltou a abrir portas para receber um elenco misto, composto pelos cavaleiros Miguel Moura e Luís Rouxinol Júnior, bem como pelos espadas Manuel Dias Gomes e Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’.
Perfilados para as tradicionais cortesias, estiveram também os forcados dos Grupos de Amadores de Évora e Vila Franca.
O festejo cujo resultado artístico será relatado em tempo real pelo TouroeOuro, será dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Lara Gregório de Oliveira, assessorada pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.
O tauródromo vilafranquense regista uma entrada que ronda um terço de lotação preenchida, com maior incidência nos sectores de sombra.
Fotos: João Dinis