A Câmara Municipal de Santarém apresentou no Salão do Imobiliário de Lisboa (SIL) a versão final do MasterPlan para a requalificação urbana do Campo Infante da Câmara, que prevê, entre outras medidas, a cobertura da Praça de Touros Celestino Graça, e sua transformação em recintos multiusos.
A apresentação esteve a cargo de Sérgio Padrão Fernandes e de Luís Sanchez Carvalho, arquitetos e professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, que conceberam o projeto.
João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, recordou, na intervenção que antecedeu a apresentação, todo o processo de desenvolvimento do trabalho realizado, com destaque para o envolvimento da comunidade em geral. O autarca referiu que “é um dia especial e histórico, depois de muito tempo, de análise, partilha e discussão estamos a apresentar a visão de futuro que desejamos para esta zona nobre e simbólica do nosso Concelho, vamos agora partir para a fase mais importante, começar a elaborar de forma faseada os projetos de execução que vão permitir avançarmos para o início da necessária regeneração urbana do Campo Infante da Câmara, com destaque para a construção do parque verde”.
Ricardo Gonçalves, presidente do Município agradeceu o empenho dos técnicos envolvidos, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e da população em geral que participou no processo, “chegados aqui é importante reconhecer o envolvimento de todos e sublinhar a satisfação de estarmos capacitados para com rasgo e visão de futuro ambicionarmos concretizar os nossos sonhos”.
Este projeto já foi previamente discutido com a população, em 2023, em duas sessões que decorreram no Teatro Sá da Bandeira, e teve ao longo dos últimos anos quatro cenários possíveis que culminaram no, agora apresentado.
Para a Câmara de Santarém, a proposta apresentada, não se limita a traduzir a deliberação da Assembleia Municipal – premissa inquestionável – mas, é sim, a expressão territorial e temporal, dos consensos gerados ao longo de todo esse processo e que permitem que, finalmente o ‘presente’ do ‘Campo’ se aproxime de um ‘futuro’ desejável, mas também possível.
O documento apresentado pelos Professores reflete numa primeira fase “a integração de dois elementos: Parque Verde Urbano e Praça Central, pode desde já ser pensada e projectada, como componente mais representativa da expressão territorial e temporal dos consensos gerados ao longo de um caminho trilhado sempre iluminado pelo propósito de construir uma ‘cidade mais bela e justa”.
O documento apresentado defende ainda que a Praça de Toiros deve ser o futuro Multiusos do Concelho, bem como, reflete a ampliação do Centro Escolar do Sacapeito, situação já refletida na Carta Educativa, recentemente apresentada pela autarquia.