Portugal nunca viveu um tão grande défice de novos valores no que ao toureio a cavalo concerne.
As “grandes potências” estão já com alternativa tomada, sendo que este ano “nasceram” mais dois cavaleiros de alternativa: Tristão Ribeiro Telles e Diogo Oliveira, mas que, e verdade seja dita, eram já sobejamente conhecidos pelos público português.
Tristão, Duarte Fernandes (ainda sem alternativa) e António Ribeiro Telles, assumem o pelotão dianteiro da mais jovem faixa etária, mas, não será demais dizer, que são ainda os mais velhos a assumir o comando e 2024 foi prova viva disso mesmo.
Mais atrás, avistam-se Luís Pimenta e Tomás Moura como uma promessa, sendo ainda cedo para alvitrar o que quer que seja.
Já muitos falaram em nomes, diversos nomes como triunfadores desta temporada, mas, não corroborando esta versão, achamos sim que existiram algumas actuações de bom tom, nem sempre adquirindo os seus autores, a regularidade que por definição deve exibir um verdadeiro “triunfador”.
Figuras como as de antigamente, também não proliferam. Quem assume o papel de “taquillero”? Ninguém. Ou, que “alguéns” em competição diferente despertam interesse? Ninguém e o melhor jurado, mais que as criticas pagas, é o público e a sua afluência às praças.
As figuras não se fazem por encomenda, podem sim ser trabalhadas mas o reflexo tem de surgir na arena e espelhar-se em praças cheias. Se não mobilizam o público, triunfam onde afinal? Nas redes sociais ou nas notícias pagas?
Para refletir!
Rui Salvador despediu-se das arenas e sempre que o fez despertou interesse. Pablo também se despediu e com sentido de justiça, saiu a ombros no Campo Pequeno. Parece-nos bem por tudo o que aqui deixou. Mas foram de Rui Salvador os grandes e mais emotivos momentos de 2024.
Esteve sempre bem. Verdadeiramente bem. Deixando em cada palco o seu ofício. Actuando de forma absolutamente genuína. Eficaz. Com técnica e o seu cunho pessoal. Com fervor… A cada exibição, construiu um legado que fica. Que ficou. Mas sobretudo que fez jus à sua e aqui sim, verdadeira condição de Figura do Toureio.