Tal como o TouroeOuro havia adiantado a 16 de setembro de 2024, numa notícia que pode reler clicando AQUI, a Praça de Touros de Montemor pode mesmo ficar fechada até que existam obras de requalificação, exigidas pela IGAC, e que são mesmo impeditivas da realização, não só de espetáculos tauromáquicos, como de qualquer outro evento.
As obras dizem respeito aos acessos à velhinha e castiça Praça de Touros, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, bem como sanitários, enfermaria e curros, e de acordo com o que apurámos estão orçadas em largos milhares de euros.
Na altura, uma fonte contactada pelo TouroeOuro referiu que as famílias proprietárias da Praça de Touros inaugurada em 1882 não terão chegado ainda a um entendimento para a realização das obras, facto que parece há data de hoje continuar, podendo a Câmara Municipal de Montemor vir a ter uma palavra a dizer, nomeadamente se pretender adquirir o imóvel.
Na altura, e quase num gesto de desespero, o empresário Paulo Vacas de Carvalho veio referir que tudo não passada de “especulação”, tentando desmentir que a IGAC havia exigido as obras.
Sete meses depois veio confirmar tudo, com Paulo Vacas de Carvalho a ter entregue as chaves aos proprietários, e terminando assim o contrato de exploração da praça, que conforme havíamos noticiado tinha terminado em setembro.
Sem efeito, fica no imediato, a corrida de maio, para o qual a empresa Toiros com Arte tinha já planeado um cartel com António Prates, Paco Velásquez e Tristão Ribeiro Telles.
Saliente-se ainda que esta não será a única Praça de Touros do Alentejo que poderá ficar encerrada este ano e nos próximos.