A Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, proprietária da Praça de Touros Palha Blanco, que esta quarta-feira foi vandalizada pelo artista plástico Bordalo II, está a ponderar a apresentação de um processo-crime, por invasão e vandalização de propriedade privada ao artista.
De acordo com o Provedor Armando Jorge, a Mesa Administrativa da Santa Casa irá reunir na próxima semana, e um dos temas a debate e decisão será a entrada de um processo no Tribunal de Vila Franca de Xira contra Bordalo II, que nas redes sociais se identificou como o autor dos actos de vandalismo, que utilizou para demonstrar a sua posição anti taurina.
Segundo revelou ao TouroeOuro, foi um jovem que pela manhã alertou a Santa Casa para o a instalação que se encontrava na Praça de Touros, o que deixa antever que Bordalo II tenha praticado os actos pela calada da noite.
Rapidamente os responsáveis da Santa Casa retiraram os materiais do lugar, e colocaram tudo como estava e sem quaisquer manifestação anti-taurina.
Armando Jorge salientou ainda que o departamento jurídico da Santa Casa está já ao corrente da situação e aguarda as indicações da Mesa Administrativa.