Acompanhe em DIRECTO a Corrida de Vila Franca de Xira

0

6º Touro – Diogo Oliveira (3º Sobrero – Conde de Murça – 460 quilos)

Com uma mão elevada ao céu, ou não fosse hoje o Dia da Mãe, iniciou com um comprido meio descaídote, Diogo Oliveira.
Diogo evoluiu na lide, melhorando em qualidade no seu decurso, bregando com eficácia, toureando no verdadeiro sentido da palavra, sendo este o seu maior destaque.
Diogo lidou ao som da música do Ateneu Artístico Vilafranquense.

Diogo Oliveira  – Volta

6ª Pega – São Manços – Duarte Teles

A última pega da tarde, a cargo dos Amadores de São Manços, foi efectivada por Duarte Teles, à primeira tentativa.

 Duarte Teles – Volta


5º Touro – António Telles filho (2º Sobrero – Conde de Murça – 460 quilos)

Pois bem… a lide da tarde até ao momento chegou pelas mãos de António Telles filho, diria com o perdão da expressão pela jovialidade do toureiro, um senhor na hora de lidar este segundo sobrero do festejo. Bem mas bem na lide, em crescendo, constante crescendo, com jeitos e trejeitos (quem sai aos seus…), a cravar de alto a baixo e… eis que chega o último curto, todo um ferro de qualidade!

António Telles filho  – Volta

5ª Pega – GFA Vila Franca – Lucas Gonçalves

A derradeira pega a cargo dos Amadores de Vila Franca, foi efectivada ao primeiro intento, pelo forcado Lucas Gonçalves.

Lucas Gonçalves – Volta


4º Touro – Joaquim Brito Paes (1º sobrero – Conde de Murça – 480 quilos)

Retomou-se o turno, sendo que o primeiro sobrero teve lide destinada a Joaquim Brito Paes, anteriormente brindando ao antigo forcado Caló.
O toureiro enfrentou-se com um toiro que não complicou, mas que não foi transmissivo o suficiente para que se valorizasse o labor do ginete. Brito Paes andou sob o signo da correção, quer na brega, quer nas cravagens.
Actuação acompanhada de música.

Joaquim Brito Paes  – Volta

4ª Pega – São Manços – Manuel Trindade

A segunda pega destinada à formação alentejana de São Manços, foi consumada por Manuel Trindade, à primeira tentativa.

Manuel Trindade  – Volta


3º Touro – Tristão Ribeiro Telles (Conde de Murça – 515 quilos)

Depois do infortúnio que obrigou à devolução de três touros, eis que saiu à arena para a lide do sexto da ordem, Tristão Ribeiro Telles.
Tristão foi autor de duas fases distintas na sua actuação. Uma primeira, de compridos e iniciais curtos, em que consentiu alguns toques nas montadas e uma segunda, onde evoluiu com o toiro, deixando com maior rigor a ferragem final. Escutou música.

Tristão Ribeiro Telles  – Volta

3ª Pega – GFA Vila Franca – Guilherme Dotti

A terceira pega da tarde, ao sexto toiro da ordem, foi efectuada ao primeiro intento, por Guilherme Dotti, do Grupo de Vila Franca.

Guilherme Dotti – Volta


Nota: O terceiro, quarto e quinto toiros da corrida, destinados a Joaquim Brito Paes, António Telles filho e Diogo Oliveira, respectivamente, foram devolvidos aos currais. Os dois primeiros por apresentarem congestionamentos físicos e o terceiro, por se ter lesionado na arena.


2º Touro – António Prates (Conde de Murça – 525 quilos)

Depois de brindar a sua Mãe, António Prates iniciou uma função de menos a mais, ou melhor, com crescendo no seu epílogo.
Regular nos compridos, com descrição nas primeiras bandarilhas curtas e depois, com um salto qualitativo nos derradeiros ferros curtos.
Actuação ainda assim, sem música.

António Prates – Volta

2ª Pega – São Manços – João Fortunato

João Fortunato, cabo dos Amadores de São Manços, efectivou pega à primeira tentativa, brindando à formação da casa.

João Fortunato – Volta


1º Touro – David Gomes (Conde de Murça – 485 quilos)

Há tardes assim e esta, não foi para recordar por parte de David Gomes.
Gomes enfrentou-se com um toiro de trapio inegável e que tinha as suas “teclas” para tocar… A música saiu desajustada para o ginete e a da Banda do Ateneu não chegou a lançar acordes.
David foi receber o oponente à porta gaiola, cravando a ferragem comprida desajustada (um traseiro e o primeiro, descaído). Nos curtos, andou com intermitências, deixando as bandarilhas da praxe, sem história. Emendou com um violino de boa nota.

David Gomes – Não foi autorizada volta

1ª Pega – GFA Vila Franca – Vasco Pereira

A primeira pega da tarde, a cargo do Grupo de Forcados Amadores de vila Franca, foi consumada pelo seu cabo, ao primeiro bom intento.

Vasco Pereira – Volta


Cortesias

Primeira corrida de touros em Vila Franca de Xira.
O TouroeOuro está em DIRECTO daquela que é uma das mais importantes praças de touros deste país, a Palha Blanco, para lhe contar tudo o que por aqui acontecer, no regresso da ganadaria Conde de Murça.

David Gomes, António Prates, Joaquim Brito Paes, António Telles filho, Diogo Oliveira (em substituição de Paco Velasquez) e Tristão Ribeiro Telles já fizeram as tradicionais saudações ao público, acompanhados das respectivas quadrilhas e moços de forcado das formações de Vila Franca de Xira e São Manços.

O espectáculo será dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Fábio Costa, assessorado pelo Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

A Palha Blanco conta com uma lotação preenchida que ronda um terço de entrada.

Share.