O TouroeOuro associa-se esta quinta-feira, 14 de Março, à Greve Geral de Jornalistas, em nome não só da valorização da classe, como também da valorização da imprensa no geral.
A greve foi convocada pelo Sindicado dos Jornalistas, tendo como base a insegurança no emprego, a par com os salários baixos praticados no setor, que são um grave obstáculo ao desenvolvimento pleno da profissão de jornalista, o que configura um entrave ao próprio direito dos cidadãos de serem informados livremente.
Um jornalista que não consegue pagar as contas ou ter um mínimo de estabilidade no emprego/profissão é um jornalista condicionado no exercício do seu trabalho. O fluxo constante de notícias nas televisões, nos jornais, na rádio e na internet é há anos sustentado por práticas laborais que atropelam os direitos dos jornalistas.
A informação de proximidade está cada vez mais ameaçada pela falta de reconhecimento daqueles que deveriam ser os primeiros a valorizar o trabalho desenvolvido pelos órgãos de informação locais, regionais e ou de especialidade temática.
Entendemos que é altura de se valorizarem os órgãos de informação que fazem o seu trabalho sem recorrer a esquemas ou “artimanhas”, em que a publicidade não condicione a notícia e muito menos a opinião!
No caminho a que estamos a ser sujeitos, e se não existir uma consciencialização do setor público e privado, arriscamo-nos a ficar com os perfis nas redes sociais que insistem em fazer-se passar por órgãos de informação, sem qualquer regulamentação ou supervisão, e que fazem publicações como muito bem lhes aprouver, furtando muitas vezes imagens que fazem passar por suas.
É hora de valorizar o jornalismo! É hora de valorizar a proximidade, verdade e conhecimento.
Para que a Democracia possa subsistir, sem medos, com proteção e a importância que a classe deverá ter!