Close Menu
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Facebook X (Twitter) Instagram
Touro e Ouro
  • Início
  • Editorial
  • Artigos de Opinião
  • Noticias
  • Crónicas
  • Galeria Fotográfica
  • Agenda
Touro e Ouro
Início » Campo Pequeno – Prémio para o excelente público e para Francisco Cabaço

Campo Pequeno – Prémio para o excelente público e para Francisco Cabaço

0
By Redação on 5 de Julho, 2024 Crónicas, Destaques
Share
Facebook Twitter Reddit Telegram Pinterest Email

O primeiro grande triunfo foi e será sempre o de Luís Miguel Pombeiro, que, críticas à parte e algumas delas justificadas, conseguiu levar o barco a bom porto neste festejo e encher o Campo Pequeno, ainda que sem esgotar.

Ambiente próprio de Campo Pequeno, ainda o tauródromo onde o público se arranja para ir aos toiros e isso é digno de registo. A melhorar a questão do pó, esta noite, em quantidade que incomoda e inviabiliza a boa apresentação das farpelas.

Comecemos pelo duelo protagonizado pelas jaquetas de ramagens, onde a competição é ainda o que era… E honra seja feita, muito do público que marcou presença na catedral do toureio a cavalo, era precisamente para ver isto: forcados, ou não estivessem presentes dois, dos mais icónicos grupos. Santarém e Montemor!

Vestindo a mais antiga jaqueta portuguesa, a de Santarém, estiveram na linha da frente: João Faro, ao primeiro intento; Francisco Cabaço, numa pega verdadeiramente de antologia, sobretudo no que foi a sua prestação individual, em que se transcendeu, aguentando voltas e mais voltas com o toiro a derrotar…  emocionou o público que literalmente exigiu as duas voltas ao forcado, e; Joaquim Grave, à primeira tentativa.

Pegando de caras, representando o Grupo de Montemor, estiveram: António Cortes Pena Monteiro e Joel Santos, numa pega de cernelha efectivada sem grande brilhantismo, à segunda entrada; Francisco Borges, ao primeiro intento e; José Maria Cortes Pena Monteiro, à segunda tentativa.

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém venceu o prémio ‘Nuno Megre´ destinado ao Melhor Grupo em praça e, Francisco Cabaço, o prémio ‘João Cortes’, destinado à Melhor Pega.

Refira-se com a pompa que lhe é devida, que a ovação mais cerrada e unanime da noite, foi para Francisco Cabaço e o resto, ficou longe, muito longe…

O sector das jaquetas de ramagens não ficaria completo, sem que se relate que foi feita uma oportuna Homenagem às antigas glórias das duas formações elencadas: Nuno Megre e João Cortes, a quem foram de resto destinados alguns dos brindes da noite, bem como ainda um ao vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e outro ainda a António José Zuzarte, outro nome grande das jaquetas.

Acrescentar ainda, que foi também alvo de Homenagem e referência o 80º aniversário da ganadaria Murteira Grave. Foi aliás o ferro lidado e aqui, as opiniões podem resultar dissemelhantes, havendo de e para todos os gostos. Falta de “remate” para o Campo Pequeno, dizem uns; uns a servir e outros nem tanto, dizem outros e a verdade é que sim para ambos os casos.

No campo das lides equestres, três nomes díspares no que a conceito de toureio diz respeito, um triunfo mais consistente de Marcos Bastinhas, um João Moura Júnior longe do seu melhor e um António Telles filho com graça na primeira das suas estadias na arena. O público estava para se divertir e por isso e ao que ficou patente, pouco interessado em aborrecer-se. Desfrutou até do que não foi bom sem se ouvirem reclamações e por isso… tudo está bem assim!

Abriu a função João Moura Júnior com uma lide perfeitamente inadequada e fora do seu apanágio. Desajuste completo frente ao sonso de Grave, com passagens em falso e toques nas montadas, sofrendo mesmo um violentíssimo toque contra tabuas, provocando a queda do toureiro. Uma passagem para esquecer, atenuada com a lide do segundo do seu lote, na qual recuperou sítio, brilhando na brega a duas pistas, batidas ao piton contrário e duas mourinas com remates vistosos. Ouviu na ocasião o pasodoble com o seu nome, estreado hoje no Campo Pequeno.

Marcos Bastinhas foi autor de uma segunda prestação de nível agradável, sem erros relevantes mas ainda assim sem o fulgor da sua primeira, optando nesta ocasião pelo toureio mais aliviado e para a “diversão”. Recebeu bem o inimigo, deixando correctos compridos e também, posteriormente, solventes curtos. Terminou com um palmito e um par de bandarilhas. Contudo, foi frente ao primeiro toiro do seu lote que “viu” triunfo. Muito bem em todo o momento, ou seja, desde que foi “buscar” o Grave à porta dos curros. Ferros de grande nota e a rematar, um violino e palmo de grande execução. Feliz primeira passagem por Lisboa.

António Telles filho foi autor de dois momentos completamente diferentes. A sua primeira actuação decorreu em crescendo, com o toureiro a confiar-se à medida que a mesma ia acontecendo. Terminou em tom de triunfo, com três bons curtos e um palmito seguido de desplante. Frente ao segundo cumpriu com regularidade e foi bem aceite pelo público, ainda que no computo geral, a primeira função tenha sido mais meritória.

O espectáculo foi bem dirigido, com critério e até audácia pela Delegada Técnica Tauromáquica Lara Gregório de Oliveira, com assessoria veterinária a cargo do Médico Veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Fotos: João Dinis (CLIQUE PARA AMPLIAR)

Please follow and like us:
0
fb-share-icon20
Tweet 20
Pin Share20

Warning: Cannot find any file for partial: partials/single/post-footer in /home/touroeou/public_html/wp-content/themes/smart-mag/lib/core.php on line 443
Pesquisa
Mais recentes...

Morreu o cavaleiro “Zeca” Fernandes

17 de Junho, 2025

Temporada de máximas figuras no Campo Pequeno. Conheça os cartéis

16 de Junho, 2025

Associação Tauromáquica de Redondo inicia novo ciclo de liderança com ex-forcados à frente

16 de Junho, 2025

Arruda dos Vinhos – “Cessar-fogo ou cessar-música? Meritocracia ou Complacência?”

15 de Junho, 2025
As nossas redes sociais!
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Touro e Ouro
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Contacte-nos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Início
© 2025 TouroeOuro. Desde 10 de Junho de 2011. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.