O Município de Azambuja volta a dar palco à tradição e identidade ribatejanas com a realização da 26.ª edição do Mês da Cultura Tauromáquica, entre os dias 1 e 21 de maio de 2025. O programa contempla uma diversidade de atividades culturais ligadas ao universo da tauromaquia, promovidas por várias entidades locais.
O arranque está marcado para o dia 1 de maio, feriado, com o tradicional “Encerrito”, uma atividade dedicada às crianças, a decorrer na Praça do Município a partir das 10h00, sob organização da Tertúlia Festa Brava. Durante a tarde, pelas 16h00, serão inauguradas três exposições que estarão patentes até ao final do mês.
A exposição “Taurus Murus”, promovida pela Câmara Municipal de Azambuja, apresenta um conjunto de 19 grandes telas fotográficas de temática tauromáquica, formando um circuito ao ar livre que convida os visitantes a percorrer a vila de Azambuja e a redescobrir os locais emblemáticos da Feira de Maio.
As restantes exposições, organizadas pela Tertúlia Festa Brava, incluem uma mostra de obras de Carlos Pimentel, no Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, e a exposição de pintura “Arenas”, de Diogo Munoz, patente na Galeria da Biblioteca Municipal.
Ainda no dia 1, às 21h30, a Praça do Município acolhe o espetáculo “Terra, Toiros e Flamenco”, promovido pela Câmara Municipal de Azambuja.
As homenagens marcam também presença no programa: no dia 2 de maio, pelas 19h00, no Museu Municipal, realiza-se uma homenagem às cavaleiras Ana Batista e Sónia Matias pelos seus 25 anos de Alternativa. Já no dia 16, na Biblioteca Municipal, será homenageado o cavaleiro Marco José Dias Coutinho, pelos seus 30 anos de carreira, numa cerimónia dinamizada pela Tertúlia Festa Brava.
A Poisada do Campino contribui para a celebração com três eventos: uma Festa Campera no dia 3, no Parque Ecológico e Ambiental; o festival “Azambuja Sevillaníssima” no dia 10, às 21h00; e, no dia 17, às 15h00, o “Toureio a Pé Comentado”, com comentário de Maurício do Vale.
O Centro Hípico Lebreiro marca presença com uma Prova de Ensino no dia 10, às 15h00, e uma Prova de Corrida à Pele, no dia 11, às 10h00, ambas na Manga do Valverde.
A reta final da programação fica a cargo da União de Tertúlias de Azambuja, que organiza, no dia 17, os Jogos Tradicionais FutVaca (às 18h00) e um Bailarico com a banda “Compis Del Cante” (às 22h00), na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. No dia 21, o Largo do Rossio recebe um Bailarico com a banda “Fiesta Lusa”, às 22h00, seguido de uma vacada popular.
A programação encerra no dia 21 de maio, abrindo caminho para o início da emblemática Feira de Maio de Azambuja, no dia 22 – a festa mais castiça do Ribatejo.