Porta Grande para Morante de La Puebla
Por aquilo que fez no Campo Pequeno, a Porta Grande abriu-se para Morante de La Puebla para uma mais que justa saída em ombros.
Nota: Não perca amanhã, todos os grandes momentos/ imagens desta corrida e crónica dos acontecimentos.
6º Touro – Tomás Bastos (La Cercada – 490 quilos)
Vestindo cinza pálido e ouro, lidou o último da noite, Tomás Bastos.
De capote mostrou todo o seu potencial, sendo que respondeu com o direito à competição, a bandarilhar. Três pares, sendo que o terceiro, al quiebro, foi importante.
Com a flanela rubra atuou em crescendo, evoluindo com o astado, crescendo, ate chegar ao ponto de rubricar duas grandes “tandas” de toureio em redondo e uma outra por naturais.
Tomás Bastos – Volta



5º Touro – Morante de La Puebla (Álvaro Núñez – 480 quilos)
Mais discreto com o capote, Morante começou a armar o taco ao se perfilar para bandarilhar. Fê-lo com acerto, efetividade, aquele toque artístico… E bandarilhou, apeteceu-lhe marcar Lisboa, mais uma vez!
Mas foi de muleta que se transcendeu, veio por “todas”, iniciando de joelhos em terra, com música imediata. Séries e mais séries, pela direita, esquerda, toureio em redondo. Tudo. Difícil exprimir em palavras tamanha dimensão .
Volta com o público a “seus pés”.



Morante de La Puebla – Volta e volta
4º Touro – Tomás Bastos (La Cercada – 490 quilos)
Tomás Bastos veio ao Campo Pequeno ainda como novilheiro, despedir-se desta condição e deste estágio da sua carreira, no entanto, o astado de La Cercada que teve por diante não foi a melhor das ajudas para que o momento se guardasse na memória. Bastos esteve digno, com vontade, mas a brusquidão e falta de repetição do oponente não permitiram mais…
Tomás Bastos – Volta



3º Touro – Morante de La Puebla (Álvaro Núñez – 475 quilos)
Vestindo ‘à la antigua‘, José António ‘Morante de La Puebla’ veio para se entregar a Lisboa e a sua presença aqui, jamais será discutida. E bem, com justiça e mérito. Primeiro por veronicas, depois chicuelinas e de muleta, todo um compêndio de técnica, porque a arte, essa todos sabem que tem.
O toiro que teve por diante, estava longe de ser bom e só “enganou” porque Morante teve mérito para isso. Faena extensa mas sem aborrecer, com arte, com tudo…
Volta com o Campo Pequeno em pé.
Nota: A faena foi abrilhantada com um pasodoble, aqui estreado hoje e que leva o nome “Morante de La Puebla”.



Morante de La Puebla – Volta
2º Touro – Fermín Bohórquez (Murteira Grave – 580 quilos)
O rejoneador espanhol Fermín Bohórquez lidou o segundo sério touro de Murteira Grave saído à arena, fazendo-o de forma hábil e efetiva. O toureiro cumpriu nesta sua passagem pela arena, mostrando a permanência da sua afición, dando-lhe de “alimento” com este regresso às arenas. Terminou com dois pares de bandarilhas.
Fermín Bohórquez – Volta


2ª Pega – GFA Santarém – Salvador Ribeiro de Almeida
A Salvador Ribeiro de Almeida coube concretizar a segunda e última pega da noite. A sorte foi consumada com soberba à segunda tentativa, vestindo o forcado a mais antiga jaqueta portuguesa.
Salvador Ribeiro de Almeida – Volta
Ganadeiro (Murteira Grave) – Volta

1º Touro – António Telles (Murteira Grave – 570 quilos)
Vestindo casaca presta bordada a ouro, lidou o primeiro bonito Murteira Grave, o cavaleiro António Palha Ribeiro Telles. O ginete da Torrinha deixou três bons compridos, seguindo para uma série de curtos de nota agradável, usando do seu conceito lidador. Actuação ao som da música desde que cravou a sua bandarilha.
António Telles – Volta


1ª Pega – GFA Santarém – Francisco Graciosa
Ao cabo Francisco Graciosa, coube efetivar a primeira de duas pegas a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém. Fê-lo ao primeiro intento.
Francisco Graciosa – Volta

Cortesias
Primeira noite de quatro no Campo Pequeno.
A Praça de Touros da capital lusa, agora apelidada de Sagres Arena, recebe hoje e para inauguração da temporada neste tauródromo, uma corrida mista, com elenco formado pelo cavaleiro António Telles, o rejoneador Fermín Bohórquez e os espadas José António “Morante de La Puebla” e Tomás Bastos.
As pegas estarão por conta do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, sendo que se lidarão touros de Murteira Grave, Álvaro Núñez e El Freixo.
A lotação ESGOTOU, sendo que o espectáculo será dirigido pelo Delegada Técnica Tauromáquica Lara Gregório de Oliveira, assessorada pelo Médico Veterinário, José Luís Cruz.




Nota: Foi cumprido um minuto de silêncio em memória daquele que foi médico do Campo Pequeno por muitos e bons anos, bem como das vítimas do terramoto ocorrido na Venezuela.
Fotos: João Dinis

