6º Touro – Andrés Roca Rey (Álvaro Núñez – 470 quilos)
Vestido de azul noite e ouro, regressou à arena para a lide do segundo toiro de Álvaro Núñez, o matador de toiros peruano, Andrés Roca Rey.
O seu ‘inimigo’, com evidente escassez de trapio, foi também pobre em condições de lide. Roca Rey passou discreto no capote, a sua quadrilha solvente em bandarilhas e com a flanela rubra, pouco que contar…
Andrés Roca Rey – Não foi autorizada volta (ovação)
5º Touro – João Ribeiro Telles (Murteira Grave – 560 quilos)
Bem, muito bem esteve João Ribeiro Telles na lide de outro bom Grave.
Depois de bem receber o quinto da ordem e de lhe deixar bons compridos, usa do seu instinto lidador para levar consigo o Murteira Grave, bregando com ofício, reunindo a preceito e cravando com rigor. A terminar, já se sabe, o Ilusionista e dois ferros de escândalo, de parar corações, sendo que o primeiro é talvez inrepetível.
João Ribeiro Telles – Volta
4ª Pega – GFA Montemor – José Maria Cortes Pena Monteiro
A segunda e derradeira pega do Grupo de Forcados Amadores de Montemor, foi um agigantar da arte de pegar toiros. Executada brilhantemente pelo forcado José Maria Cortes Pena Monteiro.
José Maria Cortes Pena Monteiro – Volta
4º Touro – João Moura Júnior (Murteira Grave – 550 quilos)
Bom, excelente toiro de Murteira Grave e superior actuação de João Moura Júnior.
Excelente recepção ao oponente, bons compridos e em bandarilhas, qualidade máxima do seu conceito, com uma brega espectacular, a duas pistas. A fechar, uma soberba mourina, saindo a rematar com efusividade. O público de Santarém respondeu ao cavaleiro de Monforte, ovacionando de pé.
João Moura Júnior – Volta
3ª Pega – GFA Santarém – Francisco Cabaço
A segunda e última pega destinada aos Amadores de Santarém, foi consumada pelo forcado Francisco Cabaço ao primeiro muito bom intento.
Francisco Cabaço – Volta
Ganadeiro – Joaquim Murteira Grave – Volta
3º Touro – Andrés Roca Rey (Álvaro Núñez – 480 quilos)
Grande ambiente deixou Andrés Roca Rey frente ao primeiro do seu lote, rubricando uma faena de mérito, transmitindo emoção, num toureio de cercanias. Séries por ambos os pitons, com derechazos de importância, câmbios de mão, circulares… de tudo houve numa faena brindada ao público.
De capote o peruano também se deixou ver com veronicas, chicuelinas… exibiu variedade e facilidade, não defraudando.
Duarte Silva bandarilhou de forma brilhante, deixando dois pares de grande nota, naquela que foi a sua prova para bandarilheiro profissional. Saudou ‘montera en mano’.
Andrés Roca Rey – Volta
2º Touro – João Ribeiro Telles (Murteira Grave – 500 quilos)
Com menos trapio que o anterior toiro saído à arena, este segundo astado de Murteira Grave teve igual mobilidade, deixando-se lidar pelo cavaleiro João Ribeiro Telles.
Telles foi receber o oponente à porta gaiola, deixando-lhe compridos de nota positiva, tal como os curtos que haveria de cravar em seguida. Bem na brega, o cavaleiro da Torrinha terminou com um palmito em rectificação dos dois que teimaram em não ficar.
João Ribeiro Telles – Volta
2ª Pega – GFA Montemor – Francisco Borges
Muito boa pega ao segundo intento do forcado Francisco Borges, vestindo, claro está, a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Montemor.
Francisco Borges – Volta
1º Touro – João Moura Júnior (Murteira Grave – 520 quilos)
A João Moura Júnior coube inaugurar a tarde de toiros, de casa cheia e ambientazo único.
De casaca azul e bordado a ouro, Moura deu lide adequada ao touro de Murteira Grave, aproveitando a sua mobilidade na perfeição. Dois bons compridos e uma série de curtos de nota muito positiva, resultantes de reuniões cingidas. Usou de ladeios tão costumeiros na sua brega e motivou o toque da música e aplausos dos muitos aficionados que compõem a lotação do tauródromo.
João Moura Júnior – Volta
1ª Pega – GFA Santarém – Salvador Ribeiro de Almeida
A primeira pega da tarde foi consumada ao primeiro intento pelo forcado Salvador Ribeiro de Almeida, vestindo a jaqueta dos Amadores de Santarém.
Salvador Ribeiro de Almeida – Volta
Cortesias
Não cabe um alfinete na maior praça de touros portuguesa.
ESGOTADO!
Cerca de 13.000 aficionados aos touros. Hoje prova-se muita coisa, hoje, devem resultar daqui, desta enchente, muitas reflexões e nós, cá estaremos para lhe contar tudinho…
João Moura Júnior, João Ribeiro Telles e Andrés Roca Rey, bem como os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Montemor, fizeram já as cortesias.
Daqui a pouco, sairão à arena, toiros de Murteira Grave e Álvaro Nuñez. O espectáculo começa agora e é dirigido pelo Delegado Técnico Marco Cardoso, coadjuvado pelo médico veterinário, José Luís Cruz.
Nota: Antes do início das saudações ao público guardou-se um minuto de silêncio em memória de Alfredo Vicente, pai do cavaleiro Luís Rouxinol, falecido ontem. Acrescenta-se ainda que foi tocado o Hino Nacional nos momentos prévios ao festejo deste Dia de Portugal, em Santarém.
Andrés Roca Rey chegou à Monumental Celestino Graça
É a figura do momento e finalmente chegou à Monumental Celestino Graça.
Na rua, junto ao Pátio de Quadrilhas, eram muitas as pessoas que aguardavam a chegada de Andrés Roca Rey, na expectativa de poder obter uma fotografia que imortalize este dia, de forma a guardá-la no baú de recordações.
Ambiente antes da corrida
Santarém, 10 de Junho de 2024. Dia de Portugal e a Celestino Graça, lidera hoje o ranking das praças esgotadas em Portugal na presente temporada.
Ambiente verdadeiramente ao rubro, gente e mais gente nas imediações do tauródromo, dia grande, dia bonito e com temperatura agradável.
Esta é a tauromaquia que conta.
Parques de estacionamento cheios, hotéis cheios, restaurantes cheios, cafés, pastelarias, frenesim…
Fique com o TouroeOuro neste dia em que também nós estamos de parabéns pelo cumprimento do 13º aniversário deste órgão de comunicação.
Fotos: João Dinis