Morreu ao final da tarde desta segunda-feira, 17 de Abril, aos 69 anos, João António Pina Borges, antigo administrador da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, depois de no ano passado ter sido vítima de uma queda, alegadamente provocada por um vizinho, na sequência de uma desavença entre ambos, que se encontra a ser investigada pelas autoridades.
Após a queda, foi internado no Hospital de São José, em Lisboa, onde complicações do seu débil estado de saúde acabaram por ter este trágico desfecho.
Nas suas últimas declarações públicas, ao TouroeOuro, João Borges comentava a mágoa de ver o actual estado do Campo Pequeno, depois de um processo de insolvência contra o qual este lutava e do qual se dizia vítima.
Nos últimos anos retirou-se das praças de touros, tendo apenas assistido a um ou outro espectáculo esporádico, mas continuava a acompanhar as temporadas taurinas, e atento ao fenómeno.
Deve-se a ele, que influenciou depois seu pai, Henrique Borges, falecido em Dezembro de 2019, a reconversão do Campo Pequeno, e o regresso dos toiros a Lisboa, depois do estado de degradação a que havia chegado o tauródromo da capital.
Com o seu irmão Henrique, antigo forcado no Aposento da Moita, foram os homens que levaram por diante as melhores temporadas do Campo Pequeno, tendo sido depois quase “apagados” da história por muitos a quem deram a mão, mágoa com que certamente morreu.
De momento não são ainda conhecidos detalhes sobre as cerimónias fúnebres que vão decorrer em Lisboa.
O TouroeOuro endereça a toda a família as mais sentidas condolências.