Estavam em disputa nesta corrida concurso, os prémios Apresentação e Bravura, destinados aos seguintes exemplares:
Apresentação – Jorge de Carvalho
Bravura – António Silva
O júri foi composto por Vasco Lucas, Miguel Matias e João Carlos Oliveira.
6º Touro – Marcos Bastinhas (David Ribeiro Telles – 460 quilos)
Marcos Bastinhas andou bem frente ao último toiro da corrida, com a notória preocupação de fazer bem o seu labor e assim foi. Muito bem em compridos e muito correcto em curtos, numa lide com epílogo num bom par de bandarilhas.
Marcos Bastinhas – Volta
6ª Pega – GFA Ribatejo – Ricardo Regueira
A última de seis pegas a cargo dos Amadores do Ribatejo foi efectivada ao primeiro intento pelo forcado Ricardo Regueira.
Ricardo Regueira – Volta
5º Touro – Ana Batista (Prudêncio – 585 quilos)
Ana Batista enfrentou-se com um volumoso toiro de Prudêncio, que pedia as suas contas… Ana fez bem as contas e triunfou. Esteve guerreira, valente como as armas ainda assim nunca perdendo a elegância que a caracteriza. Cravou sempre de alto a baixo depois de bem reunir, agradando ao conclave.
Ana Batista – Volta
5ª Pega – GFA Ribatejo – Dário Silva
A quinta pega, que como as restantes esteve destinada aos Amadores do Ribatejo, foi concretizada à segunda tentativa por Dário Silva.
Dário Silva – Volta
4º Touro – Luís Rouxinol (Jorge de Carvalho – 465 quilos)
Luís Rouxinol lidou o sobrero da corrida, fora do concurso, um exemplar de Jorge de Carvalho, com mobilidade e cumpridor q.b. para que o ginete pudesse desenvolver uma actuação de bom tom tanto em compridos, como em curtos. Rouxinol deixou um palmito a finalizar, sendo que pelo meio da “função” houve ladeios e uma brega muito ligada.
Luís Rouxinol – Volta
4ª Pega – GFA Ribatejo – Rafael Costa
A Rafael Costa, novo cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo, coube pegar este toiro, numa efectivação à primeira boa tentativa.
3º Touro – Marcos Bastinhas (António Silva – 580 quilos)
O corpolento e bom toiro de António Silva foi superiormente lidado pelo cavaleiro Marcos Bastinhas. Três espectaculares compridos e uma excelente série de curtos, com o cavaleiro a reunir de forma eximia, usando da sua costumeira vivacidade e ritmo. Terminou com dois palmitos de grande nota.
Marcos Bastinhas – Volta
3ª Pega – GFA Ribatejo – Pedro Espinheira
Pegou um Silva, Pedro Espinheira, ao primeiríssimo intento. O Cabo actual naquele que foi a sua última pega, brindada ao seu Grupo e a seu pai.
Pedro Espinheira passou o testemunho a Rafael Costa, o novel líder da formação.
Pedro Espinheira – volta e volta acompanhado de todos os elementos fardados.
2º Touro – Ana Batista (João Ramalho – 440 quilos)
Ana Batista protagonizou uma actuação agradável, com toureio suave e clássico, pautada pelas sortes correctas e sem falhas, tendo por diante um toiro colaborante de João Ramalho.
Ana deixou bom ambiente na praça da sua terra.
Ana Batista – Volta
2ª Pega – GFA Ribatejo – Fábio Casinhas
Fábio Casinhas consumou ao primeiro bom intento a pega do segundo de seis touros a cargo do Grupo do Ribatejo.
Fábio Casinhas – Volta
1º Touro – Luís Rouxinol (Jorge de Carvalho – 565 quilos)
O primeiro toiro do lote de Luís Rouxinol foi devolvido aos currais por evidente congestionamento. Pertencia à ganadaria de Canas Vigouroux e tinha 570 quilos.
Rouxinol enfrentou-se com um toiro com as suas complicações e reservado, ao qual havia que pisar terrenos. Depois dos eficazes compridos, o toureiro teve que passar duas vezes em falso como que apalpando terrenos… Daí em diante, deixou a ferragem de forma correcta, terminando com um palmito, o melhor ferro da sua passagem pela arena.
Luís Rouxinol – Volta
1ª Pega – GFA Ribatejo – André Laranjinha
A André Laranjinha coube iniciar a encerrona a cargo do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo, fazendo-o ao terceiro intento.
André Laranjinha – Volta
Cortesias
Salvaterra de Magos. Corrida do Tomate e a despedida do Cabo de um dos mais antigos Grupos de Forcados do país, Ribatejo, estando as seis pegas a cargo desta formação. Para a mudança de Cabo e despedida de Pedro Espinheira, fardaram-se antigos e actuais elementos do Grupo.
O restante elenco é composto pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Ana Batista e Marcos Bastinhas.
Lidam-se toiros de várias ganadarias, disputando entre si os Prémios ‘Bravura’ e ‘Apresentação’, num festejo dirigido pelo Delegado Técnico Tauromáquico Fábio Costa, com assessoria veterinária de José Luís Cruz.
O tauródromo registou cerca de três quartos de entrada.
Antes do início do festejo cumpriu-se um minuto de silêncio em memória do recentemente falecido ganadeiro Isidro Ricardo Silva.
Fotos: João Dinis